sexta-feira, 24 de junho de 2016

Trabalho Final


                                 
                               
                                Universidade de Brasília - UnB
                       Faculdade de Ciência da Informação - FCI
                   Diciplina: Diplomática e Tipologia Documental 
                           Professor: André Porto Ancona Lopez

                                    Grupo: Diplomática Sonora

                                                Semestre: 5º

                                      Integrantes: Bruno França
                                              Felipe Henrique
                                      Lucas Antonio Andreozzi
                                               Rodrigo Frazão




Através da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, fomos aconselhados a formar a Diplomática Sonora, criando um blog para a execução das diversas atividades, e produzindo a oficina proposta pelo docente André Porto no decorrer do semestre.O tema que foi escolhido para a consecução das tarefas é a relação que a Arquivística tem com a música, como a Diplomática e a Tipologia influenciariam administrativamente e legalmente na composição e registro de uma música.
Como parte de uma das grandes tarefas da disciplina, fizemos parte das oficina arquivísticas realizadas no dia 17/07/2016 (sexta-feira) no Instituto Central de Ciências Ala Norte (ICC Norte), localizado na UnB - Campus Darcy Ribeiro.Contamos com a presença de alunos de vários cursos da UnB, e também alunos de universidades de outros estados como da Bahia e Paraná, que conheceram algumas questões que envolvem o registro de músicas e prestigiaram a apresentação de nossa amiga Helô, tocando músicas autorais e covers com seu ukelele.














Nesta oficina demonstramos como se registra uma música e o que é necessário, além de analisar e explicar os aspectos diplomáticos e tipológicos que envolvem os documentos gerados através do registro da música. A partir do registro de música realizado, demonstramos aos interessados os meios possíveis para registro de música, além de explicar a importância da diplomática e da tipologia para a analize e validação do documento gerado. 

Quem é o  Autor? A letra é um documento?

Após decidir o tema da oficina, entrmos em contato com  a Heloísa Ferreira, aluna de Arquivologia cursando o 3º semestre. Cantora e compositora em incio de carreira, no entanto nenhuma de suas obras tinha sido registrada ou divulgada anteriormente. Então a Diplomática Sonora decidiu registrar e divulgar o talento dela, e usar os documentos gerados produção nossa oficina.

Todos nós realizamos atividades das mais diversas naturezas e documentos são produzidos no decorrer do tempo como resultado, ou produtos dessas atividades.  A música feita por ela
é considerada um documento de arquivo por se encaixar nas atividades musicais de composição, e é atribuído um valor a este documento, por se tratar de uma obra artística, portanto esta música faz parte do arquivo pessoal dela.


Letra: Mais um dia - Budelô (clique na imagem para melhor visualização)


Como Registrar uma Música


O registro pode ser realizado pela Biblioteca Nacional, que fornece um certificado de registro de obra, ou por sites (como o registrar música online), que fornece prova de autoria, popularmente chamado de registro com assinatura digital, com cerificação digital do ICP BRASIL (infra estrutura de chaves públicas).A obra intelectual não necessita estar registrada para ter seus direitos protegidos. O registro, no entanto, serve como início de prova da autoria e, em alguns casos, para demonstrar quem a declarou primeiro publicamente.

Para realizar o registro pela Biblioteca Nacional é necessário preencher os formulários e requerimentos, que estão disponiveis para download no site www.bn.br/servicos/direitos-autorais , com os dados pessoais e informações sobre a obra a ser registrada e leva-los em mãos ouenvia-los via correio ao orgão. É necessário pagar uma taxa de registro no valor de R$ 20,00 para efetuar o registro. A Biblioteca Nacional então envia o Certificado de Registro no seu endereço.

Atrvés do site registrarmusica.com.br é preciso efetuar o cadastro, adquirir o crédito (no valor de R$ 9,90), e então enviar o arquivo de áudio em MP3 e a letra da obra para base de dados do site. Após o prazo estimado o site enviará para o email cadastrado o Comprovante Digital de Registro, com certificação digital da cadeia ICP-BRASIL.

Ao passo em que as atividades de composição e registro de músicas e a relação com as disciplinas eram mostrados em nosso estande, ao lado os visitantes puderam contemplar um show ao vivo da Helô, cantando as músicas de sua autoria e que fizeram parte do processo de registro feito por nosso grupo.

Relação Arquivologia - Música

CONCEITOS BÁSICOS

Arquivologia: Ciência que estuda as funções do arquivo, os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos. Também chamada de Arquivística;
Diplomática: Disciplina que analisa estrutural formal dos documentos afim de definir sua natureza jurídica em relação à formação e ao seu efeito. Um documento diplomático é um registro legitimado de um fato administrativo/júridico;
Tipologia Documental: Aplicação das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição numa série documental, derivada da configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. Se preocupa com o entendimento do contexto e do produtor arquivístico do documento;
Produtor arquívistico: aquele que está de posse do documento


Diplomática
Área que tem como objeto a estrutura formal dos documentos.
Dessa forma, procuramos aspectos visíves no Registro de Música que demonstrassem a atenticidade desse documento. Como o Registro de Música foi realizado pelo site, nosso arquivo encontra-se em suporte digital, onde contamos com o aspecto formal padrão do documento e principalmente com a cahve digital ICP Brasil, que garante a validação do registro.

ANÁLISE DIPLOMÁTICA
  • Denominação (nome): certidão de registro de música;
  • Espécie: certidão;
  • Gênero: textual;
  • Forma: original;
  • Formato: digital (.pdf);
  • Suporte:  pen drive;
  • Sinais de validação: assinatura, logo, número de registro, chave ICP Brasil


ANÁLISE TIPOLÓGICA

Conjunto de elementos formais que caracterizam  um documento de acordo com as funções que 
se destina.
  • Fundo arquivístico: Heloísa Ferreira;
  • Espécie: certidão;
  • Tipo: certidão de registro de música junto à órgão competente;
  • Função arquivística: comprovar que a música criada foi devidamente registrada.

TRÂMITE

Todos nós temos ciência de que todo o processo de composição, registro de uma música, gera algum documento, assim como boa parte de nossas atividades e das atividades de uma instituição. No nosso caso, iremos nos ater a três tipos documentais: os documentos relacionados à letra da música, o comprovante de registro no órgão competente, e o certificado de registro de música recebido do órgão.









Para você que não pode participar da nossa oficina, criamos a oficina virtual!






Nenhum comentário:

Postar um comentário